Pesquisar este blog

domingo, 28 de dezembro de 2008

Camisa branca, suco de limão e tiro pra todo lado.



É interessante perceber como a sociedade americana segue padrões, Alguns destes padrões são positivos outros inofensivos e alguns desprezíves. Diferente da sociedade brasileira, que tem uma cultura muito mais diversificada e associada a manifestações artísticas, a sociedade americana, preserva a cultura dos padrões de comportamento. Desde detalhes de roupas até tragédias que chocam o mundo.
Você já deve ter assistido em algum desenho animado antigo, crianças vendendo limonada na porta de casa por 25 centavos, no período do verão. Este hábito não é só coisa de cinema. Isso de fato acontece há anos nos EUA. Põe-se uma barraquinha na calçada e por alguns centavos meninos e meninas vendem suco de limão com gelo. Os adultos americanos para preservar o comportamento padrão, compram a bebida dos garotos que, normalmente não estão ali por necessidade financeira, apenas para dar continuidade a tradição americana.
Outro exemplo está no comportamento vestual dos homens americanos. Não importa o calor que esteja fazendo o cidadão sempre está com uma camiseta branca por baixo da roupa. A moda é passada de pai pra filho, mas o cinema nos Estados Unidos se encarrega de divulgar o jeito americano de vestir. Outro dia, um brasileirinho que morava na América, chegou em Petrolina, alto sertão pernambucano, tentando preservar a tal moda. Não deu certo. Provavelmente pela temperatura pra lá de alta, ele trocou a T-shirt branca por uma moda mais tropical.
Poderíamos continuar mencionando outros hábitos norte-americanos como alimentar-se de cereal de milho com leite pela manhã. alimento que está presente em todos os filmes de Hollywood.
Mas o chocante é que além de ir aos mesmos lugares, vestir-se da mesma maneira e comer as mesmas coisas os americanos matam do mesmo jeito. Se não vejamos:

Arkansas
Mitchell Johnson e Andrew Golden, de 13 e 11 anos, respectivamente, mataram quatro alunos e um professor na escola Westside de Jonesboro, Arkansas. Os dois dispararam contra os colegas durante um falso alarme de incêndio.

Oregon
Kipland Philip, de 15 anos, matou dois estudantes e feriu outros 25 com um rifle semi-automático na escola. Thurston, em Springfield. Oregon. O adolescente disparou dentro da cafeteria da escola, durante o intervalo das aulas.

Columbina/Colorado
Dois jovens estudantes entraram armados no colégio Colubine, no Colorado e mataram 13 pessoas. Os atirados suicidaram-se em seguida.

Minessota
Depois de matar seu avô e a namorada, o adolescente Jeff Weise seguiu para sua escola, Red Lake em Minessota e abriu fogo contra estudantes e funcionários. Ao todo, nove pessoas foram mortas. Em seguida, ele cometeu suicídio.

Colorado
Duane Morrison, de 54 anos, invadiu o colégio Platte Canyon High School, em Bailey, no colorado e manteve seis alunas como reféns. Quando os policiais invadiram a escola, Duane matou uma das estudantes e se matou em seguida.

Espero que os brasileiros, povo notoriamente mais criativo, não comecem (temo que já começamos) a seguir os padrões inúteis e malditos como alguns do povo americano.

Um comentário:

Otávio disse...

É a mais pura verdade. Se tem uma coisa que eles fazem bem, é perpetuar a sua cultura, e acima de tudo, mostrar para o mundo e fazer as pessoas desejarem serem iguais a eles...
Mas no fim, sabemos muito bem, que o mais importante é sermos felizes, coisas que somos e muito por aqui, tirando os assassinatos tão comuns por lá e acrescentando o malas daqui e os números da violência daqui...