Pesquisar este blog

sábado, 3 de julho de 2010

Meu Senhor.

Uma das definições para o pronome Senhor é: o que tem domínio sobre vassalos ou criados. Senhor era como os escravos chamavam seus possuidores. Trouxemos daí o termo, que acabou se aplicando, inadequadamente, à forma dos filhos se dirigirem aos seus pais.
Em inglês a expressão senhor "Sir", é comumente usada no ambiente militar. Não há intimidade neste pronome, ele é utilizado para enfatizar a diferença na hierarquia, e é exigido pelos superiores para manter um regime que há tempos precisa de reformas.
Senhores eram os coronéis, os donos de engenho, os padres e os delegados.
Chamar de tu ou você um destes inacessíveis cidadãos era uma transgressão social, vista com desprezo e punida com repreenções.
Alguns ainda acreditam que há necessidade de referir-se ao chefe como senhor, não creio que haja sentido nisto. Excetuando as formalidades exigidas por regras de tratamento, chamar alguém de senhor é em nossos dias, praticamente desnecessário.
No entanto, mesmo sendo bem resolvidos, tendo a auto-estima elevada, tendo conseguido pelo esforço pessoal viver sem chefes, há alguém a quem devemos o título de Senhor. De quem somos subalternos, subservientes, criados, escravos, empregados, soldados por opção, Jesus.
Meu Senhor é eficiente, pontual, organizado, cuidadoso, atencioso, eficaz, não se deixa pressionar, planeja com antecedência e trata seus vassalos com carinho, afeto, respeito, amizade e amor.
A Ele chamo de Senhor, baseado seguramente na origem do termo.
Jesus, meu Senhor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Jesus quer realmente ser chamado de Senhor?, já que por aqui significa em aguns sentidos que se algum ser for nosso senhor, ele tem poder sobre nós e geralmente nos faz sofrer

Anônimo disse...

Se as traduções tentam de qualquer forma trazer um significado mais adequado e fiel ao original, não teria um termo mais aprazível para se referir a Jesus já que Senhor indica ser Ele chefe de simples subalternos e vassalos, soldados(voluntários)que precisam de rédeas?