Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O Espírito de Natal além do dia 24

Há alguns anos atrás eu ouvi uma música do Padre Zezinho que trazia uma frase muito significativa: “Tudo seria bem melhor se o natal não fosse um dia, se as mães fossem Maria e se os pais fossem José e se a gente parecesse com Jesus de Nazaré.

Estender o natal para além do dia 24 de dezembro é sonho de qualquer comerciante, qualquer publicitário, qualquer papai Noel, mas creiam, esse deve ser o sonho de Deus também. Porque o natal, para maioria de nós, é como um balão de gás que começa ser inflado no início de novembro e estoura na meia noite do dia 24. e com a explosão vão embora a solidariedade, o altruísmo, as reuniões de família, a caridade, o perdão e no dia 25 pela manhã já estamos torcendo que chegue o dia 31 para mais algumas horas de emoção, esquecidos do Espírito de Natal.

Eu gostaria de ouvir neste natal algo mais do que simplesmente “Que Jesus possa nascer todos os dias em nossos corações”. Eu gostaria que amanhã pela manhã eu continuasse a ser tocado pelo tão falado Espírito do natal.

Eu ouvi uma propaganda na semana passada de um Shopping em São Paulo, o comercial dizia que lá naquela correria, naquela barulheira, no âmago do consumismo estava o Espírito de Natal. Na hora eu me perguntei o que é o espírito de natal ? E na mesma hora fui corrigido, talvez por Ele, que a pergunta deveria ser Quem é o Espírito de Natal, e não o que é.

É exatamente disso que nós precisamos. Do Espírito de Natal. Que não é uma ansiedade para comprar roupas novas, nem muito menos a saudade de comer o peru na ceia do dia 24, mas é um espírito que mantém todo sentimento bom que se acumula no período de fim de ano para além do dia 24 de dezembro.

Ele, o Espírito de natal, o verdadeiro, é o responsável por nos encher de otimismo, esperança, bons pensamentos, tudo isso que a TV tenta nos convencer que comprando

Panetones e perus da Sadia nós vamos conseguir. Mas a gente sabe que a festa do dia 24 acaba neste dia, e às vezes, em vez de paz e fraternidade, sobram as indigestões do excesso de comida do natal.

Este Espírito de Natal, foi chamado de muitas maneiras na Bíblia. Espírito do Senhor, Espírito da Verdade, Espírito Eterno, Espírito da Graça. E Hoje nós costumamos chamá-lo de Espírito Santo. É, sem saber deram outro nome ao Consolador: Espírito de Natal. Por que ninguém além Dele pode comunicar tantas bênçãos que são esperadas no período do ano.

Em Atos 17:22 e 23 há um relato interessante:

Então Paulo, estando de pé no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos;

23 porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio.

Assim como Paulo, que ao observar em Atenas um altar vazio com a inscrição AO DEUS DESCONHECIDO, percebeu que se tratava do Deus dos Céus, quando ouvimos falar do Espírito de Natal, que comunica todo o bem que a humanidade necessita, concluímos que se trata do Espírito Santo.

Então espalhe a notícia, o Espírito de natal é o Espírito Santo e Ele continua em janeiro e lá ele se chama de Espírito de Paz, em fevereiro, especialmente no Brasil, ele trabalha bastante na mente dos filhos enlouquecidos de Deus, em abril, ele convida pessoas a olharem para a Cruz de Jesus, em julho ele não tira férias, em novembro ele trabalha com o vivos e não com os finados e em dezembro, a milhares de anos, ele tenta estender o natal para além da meia noite do dia 24.

Portanto, se nesta noite não aceitarmos a atuação do Santo Espírito em nós, teremos experimentado mais um balão de gás. Colorido, brilhante, de vários formatos, mas apenas um balão de gás.

Nenhum comentário: